Liliana Viana

TENHO DESEJADO ANSIOSAMENTE COMER CONVOSCO ESTA PÁSCOA

Posted on: 13/04/2020

TENHO DESEJADO ANSIOSAMENTE COMER CONVOSCO ESTA PÁSCOA, antes da hora do meu sofrimento!
(Lucas 22.15)

Esta foi a terceira e última Páscoa que Jesus passou com Seus Discípulos.
Nos anos anteriores lá estavam eles reunidos com o Mestre para comemorarem a Festa da Páscoa que tem significados profundos para o povo Judeu e para os cristãos em todo o mundo.

A primeira Páscoa havia ocorrido uns 1500 anos antes daquela que Jesus disse que muito desejou viver com seus discípulos.

NA PRIMEIRA PÁSCOA

Quando Israel estava para deixar o Egito depois de mais 400 anos entre estada e escravidão, Deus enviou 10 pragas sobre aquela terra.

Israel já havia se esquecido de Quem Deus é e de todo o Seu Poder.

Com as pragas Deus mostra todo o Seu Poder e Soberania, e ao mesmo tempo julga o Egito e o seu Faraó.

Os vários deuses egípcios são “destronados” e o próprio Faraó que era tido e venerado como um deus, o Hóros vivo na terra.

Antes da 10° e última praga, A Matança dos Primogênitos, Deus institui um novo ano para Israel – um novo começo, e dá algumas ordens ao Seu povo.

PREPAREM A PÁSCOA (Êxodo capítulo 12)
 Verso 3, 4 e 5 – Ao dez deste mês tome cada um para si um cordeiro. Um cordeiro imaculado, perfeito, para cada família (Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa).
 Verso 6 – No décimo quarto dia o cordeiro deveria ser sacrificado a tarde
 Verso 7 – O povo colocaria o sangue do cordeiro em ambas as ombreiras e na verga da porta.
 Verso 8 – O Cordeiro seria comido durante a noite com pães sem fermento e com ervas amargas.
 Verso 10 – Nada ficaria do cordeiro até pela manhã seguinte; o que não era comido deveria ser queimado.

É notório que cada detalhe no preparo da Páscoa tipificam a pessoa de Cristo, O Cordeiro de Deus:

1) Puro e Imaculado – verso 5
2) Morreria no final da tarde – verso 6
3) Cristo aplica seu sangue no coração dos crentes – Verso 7 (O coração é uma porta – Se abrires a porta do coração eu entrarei; Do coração procedem todas as saídas da vida, etc)
4) Cristo deve ser recebido em nossos corações em verdadeiro arrependimento (tristeza, amargura que gerem arrependimento) e deixando de lado o fermento do pecado.
5) O Cordeiro de Deus deve ser recebido completamente pelo crente – Verso 10
6) Aquele que tem a Cristo vive em prontidão aguardando a sua volta – verso 11.
7) Quando chegar o fim (a noite) O Juízo de Deus cairá sobre os que não receberam a Cristo – verso 12
8) Cristo torna-se o Substituto e a ira de Deus não cairá sobre aqueles cujos corações foram lavados pelo sangue de Cristo – Verso 13

Uma última ORDEM, de suma importância, é dada por Deus no verso 14 de Êxodo capitulo 12:

E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Voltando para o momento da ÚLTIMA PÁSCOA DE CRISTO COM SEUS DISCÍPULOS:

Jesus sabia que em breve passaria por sofrimentos, escárnio e a cruel morte de cruz. Mas, a certeza do que teria de passar não impediu seu ardente desejo de instituir a Ceia como um memorial eterno do seu sacrifício de amor.

Ali estavam os discípulos. Jesus já havia estado com eles em duas outras páscoas, mas aquela seria um divisor de águas. Aquele momento iria obscurecer a própria Páscoa lá do Egito, que era apenas uma sombra. Aquele momento no cenáculo sinalizaria O NOVO E ETERNO PACTO.

Ardentemente o Senhor desejou comer aquela Páscoa e instituir com Sua Igreja um novo Pacto, Uma Nova Páscoa, em que Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo.

Como na primeira páscoa aquele dia deveria ficar na memória e deveria ser celebrado pelas gerações futuras, o Senhor Institui a Ceia como um memorial de seu Novo Pacto, e devemos celebrá-lo até que Ele venha.

As Instruções continuam.
O Cordeiro foi morto por nós. Seu corpo partido, seu sangue vertido.
Lembrem-se! Celebrem!
Estejam prontos (Santificados)
Anunciem a outros até que Ele venha!

1 Coríntios 11:23-29
Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

(Liliana Viana, 12 de abril de 2020 – Domingo de Páscoa)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Visite meu outro BLOG

POR CAUSA DA FLOR. Essa é uma simples estória de uma lama, que morou perto de uma flor e adquiriu o seu perfume. Que sejamos contagiados pelo aroma de Cristo. DEle somos o Bom Perfume.
http://porcausadaflor.wordpress.com/

REFLEXÃO

Quando nos deparamos com a escolha de caminhos, a questão não é: Isto é bom ou mau? É útil ou nocivo? Não; a pergunta deve ser: ‘Isto é do mundo ou de Deus?’ Uma vez que só há este conflito no universo.

(Watchman Nee)

A BÍBLIA EM AUDIO

A Palavra de Deus para aqueles que não podem ler ou enxergar, e para os que desejam ouví-la no carro ou em momentos de comunhão a sós ou em família. Narrada pelo Pastor Paulo Castelan, editada em 2001, com texto ACF da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil. (Clique na Imagem)

%d blogueiros gostam disto: