Liliana Viana

Mas, isso é INjusto!

Posted on: 28/01/2017

Hoje quero conversar sobre um caso visto por muitos como INJUSTO: Quando Sara mandou embora sua escrava egípcia Agar junto com Ismael.

Todos nós temos o nosso juízo de valor. Ou seja, temos o nosso conceito sobre algo estar certo ou errado e emitimos um julgamento baseados no nosso ponto de vista pessoal que é construído num sistema de valores determinado.

Pois bem, vamos analisar a questão de Sara e Agar descrito em Gênesis capítulo 21.8-21.

Abraão estava dando um banquete, pois Isaque havia sido desmamado. Provavelmente ele estava com uns 3 anos. O conflito que já existia entre Sara e Agar se agrava quando Ismael (jovenzinho de 16 a 17 anos) começa a zombar de Isaque. A bíblia não relata que tipo de zombaria, mas Sara fica profundamente irritada. A palavra traduzida para caçoar/ zombar, não se refere a nada muito sério, tal como um crime, uma violência física.

De acordo com os costumes da época, Ismael era filho de Sara e não de Agar, e na falta de um filho legítimo ele era o herdeiro de Abraão. Com a chegada de Isaque, Ismael perde o direito de ser o principal herdeiro, o que não o desfavorece, pois Abraão era um homem muito rico. Então, o conflito aqui encontrado provavelmente não provinha da futura partilha de herança. Mesmo que pelos costumes Ismael era filho de Sara, o menino cresceu sendo rejeitado por essa. Anteriormente eles já haviam sido grandemente maltratados por Sara. Todavia, uma rejeição não pode ser nossas justificativas para praticas erradas e injustas.

“Antes Sara já havia maltratado Hagar (Gên. 16.6); agora o filho de Hagar tinha maltratado o filho de Sara. Antes Sara havia feito Hagar, grávida, fugir (Gên. 16.6); agora ela fazia fugir Hagar e seu filho adolescente” (Allen P. Ross).

Quando Sara enfurecida pela zombaria de Ismael pede a Abraão que os mande embora, ao patriarca pareceu muito penoso (Gên. 21.11), no original hebraico diz: “isso pareceu excessivamente mau aos olhos de Abraão”. Sim, era mau. A exigência de Sara era injusta. Provavelmente ela desejasse fazer isso há tempos, e agora havia chegado a oportunidade e o motivo perfeito para tal ato. Ismael era amado pelo pai, mas um amor secundário. Ele não estava disposto a contrariar sua esposa.

A centralidade do que queremos abordar está no verso 12 de Gênesis cap. 21, quando Deus redunda em bem o mal que estava sendo feito. Deus transformou em bem a traição dos irmãos de José, a traição de Judas redundou em Glória e Salvação, mas isso não justifica os traidores. Isso não nos dá o aval para praticarmos injustiças, acreditando que Deus irá corrigi-las. Assim, podemos ver na maldade de Sara, que tão bem aponta para nossa própria maldade, que Deus pode converter nossas injustiças em bem se fazendo justiça por nós. Com certeza aqueles dois irmãos que formariam duas nações não poderiam prosseguir sempre juntos em suas caminhadas e Deus agiria da forma e propósitos dEle. Mais uma vez Sara comanda as coisas dentro de sua própria vontade e desejos. Quantas vezes fazemos isso, queremos ter o controle da história que é regida por Deus?

Deus acalma o coração de Abraão e lhe diz que cuidará, e cuidou de Agar e do menino Ismael. O Soberano diz que através dele faria surgir uma grande nação (as nações Árabes). De Isaque vem Israel, de Israel a salvação, Aquele por quem todas as nações (incluindo Ismael/ Os Árabes) seriam abençoadas com a sua completa Justiça.

Alguns Caminhos são difíceis de serem percorridos. Um deserto nunca é fácil. Não sabemos também o que se passava no coração de Sara, temos ideias dos temores de Agar, mas não caminhamos junto com elas para conhecer suas angustias. Por vezes na vida vamos nos deparar com estradas inevitáveis, perigosas, e às vezes injustas, mas que teremos que percorrer. No entanto, que não nos falte uma certeza: Aquele que se fez Justiça por nós caminha ao nosso lado. De nada teremos falta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Visite meu outro BLOG

POR CAUSA DA FLOR. Essa é uma simples estória de uma lama, que morou perto de uma flor e adquiriu o seu perfume. Que sejamos contagiados pelo aroma de Cristo. DEle somos o Bom Perfume.
http://porcausadaflor.wordpress.com/

REFLEXÃO

Quando nos deparamos com a escolha de caminhos, a questão não é: Isto é bom ou mau? É útil ou nocivo? Não; a pergunta deve ser: ‘Isto é do mundo ou de Deus?’ Uma vez que só há este conflito no universo.

(Watchman Nee)

A BÍBLIA EM AUDIO

A Palavra de Deus para aqueles que não podem ler ou enxergar, e para os que desejam ouví-la no carro ou em momentos de comunhão a sós ou em família. Narrada pelo Pastor Paulo Castelan, editada em 2001, com texto ACF da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil. (Clique na Imagem)

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: